quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Poema de que tanto gosto ...e que me diz muito



 Eu ontem passei o dia .
 Ouvindo o que o mar dizia

Chorámos , rimos , cantámos.

Falou-me  do seu destino , 
Do seu fado

Depois para se alegrar .
 Ergueu-se e bailando e rindo ,
 Pôs-se a cantar
Um canto molhado e lindo

O seu hálito perfuma
E o seu perfume faz mal!..

Deserto de águas sem fim

Ó sepultura da minha raça
Quando me guardas a mim ?...

Ele afastou-se calado;
Eu afastei-me mais triste,
Mais doente, mais cansado...

Ao longe o Sol na agonia
De roxo as águas tingia

Voz do Mar, misteriosa
Voz do amor e da verdade!
-Ó voz moribunda e doce
Da minha grande Saudade!
Voz amarga de quem fica
Trémula voz de quem parte...

E os Poetas a cantar 
São ecos da voz do  mar!




Poema de : António Botto

7 comentários: