domingo, 12 de julho de 2015

Há coisas que não se esquecem



O dia amanheceu com um sol radioso de um Verão que estava quase a chegar, seria um dia igual a tantos outros, não fosse a agitação que se fazia sentir pelas ruas daquela pequena vila piscatória.
A minha curiosidade foi muita mas, rapidamente estava desfeito o mistério…… o circo chegou  à vila e era uma verdadeira alegria.
Uma carrinha percorria as poucas ruas existentes  anunciando em voz alta os números circenses e os horários das sessões tendo como atracção naquele pequeno corso, um homem homem gigante    , ou seja,com umas pernas de pau enormes e como traje um vestuário largo de multi-cores completando com um enorme chapéu.
Claro que a criançada , incluindo eu, acompanhámos o corso numa alegria contagiante.
Recordo-me que não saia de ao pé do homem das pernas de pau, e , assim se foram passando as horas…. entre a alegria de ver pela primeira vez tal fenómeno  e o receio não fosse o senhor cair.
A alegria e o entusiasmo tomaram conta de mim perdendo a noção do tempo ….claro que o resultado final não foi mesmo nada bom.
Obviamente quando cheguei a casa, nem tive tempo de me explicar , as palmadas caíram -me em cima…..o castigo não sei se iria ao circo ou não , mas não fui mesmo.
Na altura como criança fiquei zangada , triste……
Mais tarde compreendi que afinal as palmadas e o castigo fizeram todo o sentido, deram-me a noção que tem que haver responsabilidade naquilo que se faz ( mesmo que seja o melhor nesse momento) afinal enquanto eu me divertia os meus progenitores sofriam uma preocupação enorme devido a tão longa ausência sem saberem o porquê.
Passaram-se muitos anos……..


Hoje, deslumbro-me com as estátuas de rua , ponho uma moedinha para fazerem um aceno ou darem uma voltinha…. Vejo uma e outra e de repente…….estou a olhar para o relógio e a recordar-me daquele dia em que me deslumbrei com o homem das pernas de pau.

4 comentários:

  1. Que lindas recordações e as palmadas te ensinaram naquela época. Hoje as lembra e ainda o homem do circo, por isso valorizas o trabalho das estátuas de rua! Lindo te ler! Belas fotos! bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. que bom, foi pena as palmadas mas é sempre bom quando a curiosidade das crianças supera um dia divertido!

    ResponderEliminar
  3. Espero que os meus filhos também percebem, mesmo mais tarde, certos castigos e alguns "nãos"
    Bj**

    ResponderEliminar